Veja fotos da Praia Central, em Balneário Camboriú, nas décadas de 1940 e 1950
05/02/2020 - Construção da Avenida Atlântica, porém, ocorreu somente no final da década de 1960
Veja fotos da Praia Central, em Balneário Camboriú, nas décadas de 1940 e 1950
Construção da Avenida Atlântica, porém, ocorreu somente no final da década de 1960
Há 70 anos, a Avenida Atlântica não passava de um acesso de terra ao mar da cidade que ainda era Camboriú. As fotos com carros são da década de 1950 e a outra de 1940. Todas mostram a Praia Central e a Atlântica. A avenida foi construída no governo do prefeito Higino João Pio, que ficou no cargo até 1969. O charme do logradouro hoje está no calçadão que acompanha toda a orla. Tem um belo projeto paisagístico, com muitos quiosques. Próprio para caminhadas, um bate-papo com amigos ou até dividir um bom chimarrão.
Na época da construção da Avenida Atlântica, foi preciso instalar um muro de arrimo numa extensão de 6,3 quilômetros, permitindo arborizar e iluminar a via. Quem lembra esta história é Marlon Iron da Silva, coordenador da Fundação Cultural de Balneário Camboriú - Arquivo Histórico.
Verão na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, na década de 1950
Foto: Arquivo Histórico de Balneário Camboriú / Divulgação
Ele conta que outro aspecto importante é que na avenida foram construídos alguns dos mais antigos hotéis do município, como o Strand Hotel (Hotel do Jacó), na esquina com a Avenida Central, hoje conhecido como Hotel Miramar; o Marambaia Cassino Hotel; o Hotel Camboriú e o Hotel Fischer. Esses dois últimos não existem mais.
Marlon Iron da Silva é coordenador da Fundação Cultural de Balneário Camboriú - Arquivo Histórico
Fonte: NSC JORNAL