Projeto propõe marina no novo molhe de Balneário Camboriú
30/10/2019
Um projeto privado para transformar em marina o recém-construído Molhe do Pontal Norte, em Balneário Camboriú, que circula nas redes sociais, tem dado o que falar. A ideia foi lançada pelo escritório de arquitetura 8b, que foi responsável pelo projeto arquitetônico da Big Wheel, a roda gigante que será instalada no Morro da Rainha.
Eduardo Bugallo Borba, diretor da empresa, diz que o projeto foi um “masterplan” – um ensaio, para dar nova utilidade e valorizar o molhe. A proposta aproveita a estrutura já construída e agrega lojas, estacionamento e um parque linear, além da marina.
A ideia do escritório é uma parceria público-privada, como a que foi feita para construção e operação da Marina Itajaí, por exemplo. Mas, por enquanto, não se trata de uma proposta concreta. Eduardo diz que o vídeo com a ideia já circula há algum tempo, e se surpreendeu que tenha ganhado tanta atenção nos últimos dias.
Nada oficial
O secretário de Planejamento de Balneário Camboriú, vice-prefeito Carlos Humberto Metzner Silva, disse que a prefeitura não tem posicionamento sobre o projeto porque ele não foi apresentado oficialmente. Por enquanto, diz, a intenção é terminar o molhe – nos próximos dias começa a fase de urbanização.
Caso a prefeitura aceite a proposta, teria que adquirir o projeto antes de lançar o edital de parceria público-privada ao mercado. Para instalar uma marina no local, também é necessário aval da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), já que se trata de águas federais.
Chamada pública
Em 2016, o ex-prefeito Edson Piriquito (MDB) lançou um edital para receber projetos de empreendedores interessados em investir na faixa de areia e nas águas da Praia Central. Mas o edital foi considerado irregular pelo Tribunal de Contas do Estdo (TCE-SC). Em janeiro, após a posse, o prefeito Fabrício Oliveira foi notificado e cancelou chamamento público.
Fonte: NSC Notícias